Saiba de que forma uma alimentação saudável no local de trabalho pode reduzir o risco de câncer de mama
Este mês marca o início da campanha do Outubro Rosa e suas diversas ações educativas de prevenção ao câncer de mama, e uma das formas de reduzir o risco de desenvolver a doença é favorecendo uma alimentação saudável.
A alta ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares tem sido apontada como um fator agravante, por isso, além de comer bem, também é necessário adotar um estilo de vida saudável e incluir hábitos como praticar atividades físicas diariamente.
Neste contexto, optar por um cardápio saudável e equilibrado no local de trabalho pode fazer a diferença na rotina de colaboradoras e empresas, já que além de fazer bem para saúde, uma boa dieta também influencia nossa produtividade e bem-estar.
Os serviços de alimentação coletiva em empresas devem oferecer uma opção de cardápio rica em fibras e nutrientes necessários e que promovam melhorias na saúde da equipe.
Leia mais: 10 benefícios da alimentação saudável no trabalho
Na prevenção contra o câncer de mama, alguns fatores de risco, como histórico familiar, não podem ser alterados. No entanto, existem mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares que podem ser implementadas para esse fim.
Alimentação saudável vs. câncer de mama
A maioria da pesquisa sobre nutrição estipula que os compostos saudáveis em diferentes alimentos trabalham juntos para fornecer benefícios à saúde. Desta forma, as vantagens de qualquer alimento devem ser avaliadas como parte complementar de toda a sua dieta.
Alguns dos alimentos que devem ser incluídos nas refeições diárias são: frutas e vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos; brócolis e outros vegetais crucíferos; salmão, sardinha e outros peixes com gordura insaturada; pimenta, soja e outras leguminosas, além de cereais integrais e sementes.
Além disso, outros benefícios acompanham a adoção de uma dieta com baixo teor de gordura, como aumento do bem-estar, melhora no sistema imunológico e perda de peso.
Outra dica para se investir é, ao invés de depender muito da ingestão de um alimento específico em grandes quantidades, é recomendado adicionar à dieta da equipe uma maior variedade de alimentos que possam trabalhar juntos em prol da saúde.
Os alimentos vegetais são fontes ricas de fibras, antioxidantes e fitoquímicos que possuem o poder de diminuir o risco de câncer e proteger o corpo de outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
Por isso, incluir na alimentação de colaboradores grãos integrais e legumes, bem como porções suficientes de uma variedade de frutas e vegetais coloridos diariamente é imprescindível.
Uma vantagem dos serviços de refeição corporativa são cardápios desenvolvidos por nutricionistas. Um profissional especializado dará apoio em todo o processo referente à produção de refeições pensando sempre na saúde e bem-estar dos colaboradores.
Todas essas mudanças juntas em prol de uma alimentação mais nutritiva e balanceada podem ajudar a diminuir o risco de recorrência do câncer de mama.
Até mesmo para quem faz tratamento contra a doença, a alimentação saudável e um prato mais colorido trazem benefícios para o processo de recuperação. Com vantagens para o corpo e também para a saúde mental de quem convive com o diagnóstico.
Neste mês de prevenção, é necessário ficar atento à detecção do câncer de mama. Caso haja alguma alteração em sua saúde, é extremamente importante consultar um médico. Além disso, iniciar mamografias e outros exames com base no histórico pessoal também é necessário.
Conheça mais soluções de alimentação para a sua empresa! Entre em contato conosco e saiba mais.
Leia também: Refeições coletivas para empresas