Saiba um pouco mais sobre a importância dessa data
Comemorado no dia 31 de Março, o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, foi criado para incentivar as pessoas a se lembrarem da relação da alimentação saudável com a saúde. A data é uma ótima oportunidade para debater e avaliar práticas nutricionais e a importância de políticas públicas realistas e preventivas, tais como a redução de sal e açúcar no consumo doméstico e mudanças na rotulagem dos alimentos.
Aqui, no Brasil, o hábito alimentar tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas levando a um aumento do risco de doenças crônicas como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral (IBGE, 2011).
Por isso, é importante priorizar a ingestão de alimentos funcionais, que exercem um papel fundamental que vai além da nutrição básica, oferecendo compostos bioativos que desempenham funções que promovem a saúde e o bem-estar.
E para que estes alimentos possam ter o efeito esperado é necessário associar uma rotina alimentar saudável que inclua o consumo de verduras, frutas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros diariamente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, por meio da Estratégia Global para a Promoção da Alimentação Saudável, que os governos formulem e atualizem regularmente as diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição, levando em conta as condições de saúde da população.
O hábito da boa alimentação começa desde muito cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase,o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
Muitos adultos que se tornaram obesos foram crianças obesas e por essa razão é importante ter um olhar mais cuidadoso para com a alimentação, pois neste início da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular. O excesso de peso do indivíduo pode provocar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida.
A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico e que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada.
Porém, não basta ter apenas uma alimentação regrada, é preciso também incluir na rotina exercícios físicos para manter o equilíbrio do corpo e a saúde.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e atitudes que podem fazer a diferença na sua alimentação,interferindo diretamente na sua saúde:
– Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beba bastante água;
– Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico;
– Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana,após avaliação médica;
– Durma pelo menos 8h num período de 24h.
Feliz Dia da Saúde e Nutrição!