Saiba como aderir a uma boa alimentação pode ter um impacto positivo na prevenção do câncer de próstata e outras doenças relacionadas
As campanhas do Novembro Azul reforçam a importância dos cuidados com o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de próstata. Neste contexto, ter uma boa alimentação pode ser uma aliada para a melhora na saúde e qualidade de vida.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina. Além disso, homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, são os mais propensos à doença.
Existem algumas mudanças categóricas que você deve fazer em sua dieta e rotina diária, que podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida do homem em geral.
fonte: freepik
Leia também: Alimentação saudável pode reduzir o risco de câncer de mama
O que você come pode potencialmente prejudicar a saúde da sua próstata, ao por exemplo, consumir alimentos processados e gordurosos, pouco nutritivos e com alto teor de açúcar.
Confira uma lista de alimentos indicados que devem ser consumidos para prevenção da doença:
Alimentos preventivos ao câncer de próstata
Tomate
Certas frutas e vegetais, incluindo tomates, contêm um poderoso antioxidante chamado licopeno. Algumas pesquisas sugerem que uma dieta rica em licopeno pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver o câncer de próstata.
Vegetais verde-escuros
Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do câncer de próstata. Eles são ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. Recomenda-se o consumo de, pelo menos, um vegetal verde por dia para garantir o efeito preventivo.
Leguminosas e oleaginosas
Muitos nutrientes presentes em leguminosas como soja, feijão, amendoim e lentilhas, e oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs e amendoins), melhoram o funcionamento do sistema imunológico e ajudam o corpo a combater doenças.
Peixes de água fria
Peixes de água fria, como atum, sardinha, truta e salmão, são ricos em ômega-3, uma gordura saudável que ajuda a prevenir inflamações no corpo, pode aumentar os níveis de HDL (o colesterol “bom”) e, também, reduzir o risco de câncer de próstata.
Além de adicionar os alimentos citados acima na dieta, alguns devem ser evitados como carne vermelha, açúcar refinado e refrigerantes, álcool, fast foods, industrializados, enlatados e embutidos como salsicha, salame, linguiça, entre outros.
Ademais, uma boa alimentação, aliada a um estilo de vida equilibrado e ativo, são atitudes importantes que não somente ajudam na prevenção do câncer de próstata, mas também permitem que se tenha uma qualidade de vida melhor.
É necessário compreender que o desenvolvimento do câncer de próstata pode estar relacionado com o histórico da doença na família e/ou com o consumo excessivo de alimentos processados, como embutidos, fast foods, entre outros.
Além disso, mesmo com uma dieta balanceada e uma rotina saudável com prática de exercícios físicos, é imprescindível manter as consultas em dia. Por isso, não deixe de consultar o seu médico e realizar todos os exames de prevenção necessários.
Conheça mais soluções de alimentação para a sua empresa! Entre em contato conosco e saiba mais.
Leia também: 3 razões para terceirizar os serviços de alimentação da sua empresa